Secretaria da Saúde e Controle de Vetores iniciam Arrastão contra o Aedes aegypti e Leishmaniose em Santa Fé do Sul

Começou na segunda-feira (16), o Arrastão contra a Dengue e Leishmaniose, realizado pela Prefeitura da Estância Turística de Santa Fé do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Controle de Vetores. O arrastão tem como finalidade a prevenção e o controle das doenças e se estende até o dia 15 de dezembro
A ação teve início na Vila Mariana, na presença do Prefeito Evandro Mura, da primeira-dama Elaine Mura, da secretária de Saúde Rosana Vassoler, da enfermeira da Vigilância Epidemiológica Valeria Campoi, e do chefe dos agentes de vetores Osmar Arroyo Sanches, do vereador José Rollemberg, além de toda a equipe do arrastão.
O trabalho de vistoria nas residências passará por toda a extensão do município, encerrando nos Distritos Industriais I, II e III. As ações dos agentes têm como finalidade combater a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como a Dengue, Chikungunya, Zika vírus e Febre Amarela, principalmente durante o verão, quando os períodos das chuvas são mais frequentes no município e região, e também a Leishmaniose, que é uma doença transmitida pelo mosquito-palha.
Os principais cuidados para manter a residência livre de criadouros são: manter as garrafas viradas para baixo, evitar água parada em qualquer recipiente, como vasos de plantas, copos descartáveis, tampinhas de garrafas, ralos, bebedores de animais, entre outros.
O prefeito Evandro Mura, parabenizou toda a equipe pelo trabalho sério e consciente que desempenharam ao longo do ano. “Este é o segundo arrastão do ano, e não podemos nos descuidar, pois a Dengue também mata. Todo mundo precisa fazer sua parte. Peço que a população colabore, que abra suas casas para a visita dos agentes e que sigam as orientações para o combate ao mosquito Aedes e ao Mosquito-palha”, finalizou.