A Secretaria Municipal de Saúde da Estância Turística de Santa Fé do Sul tem intensificado as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti e adotado medidas inovadoras para eliminar focos do transmissor da doença. Nesta semana, a equipe de Vigilância Epidemiológica recebeu o apoio da Guarda Civil Municipal, para identificar possíveis criadouros em áreas de difícil acesso, utilizando o drone da GCM.
Com o drone, as imagens captadas permitem a identificação de locais com possíveis focos do mosquito, principalmente em piscinas descobertas, possibilitando uma resposta mais rápida e eficiente das equipes de combate à dengue.
O prefeito destacou a importância da tecnologia no combate à dengue: “A Guarda Civil Municipal é nossa parceira e, nesta ação, o auxílio com o drone tem sido fundamental para tornar nossas ações mais eficazes. O drone nos ajuda a alcançar áreas inacessíveis ou de difícil acesso, otimizando o trabalho das equipes de saúde e garantindo um combate mais preciso ao mosquito transmissor”, ressaltou”.
Lembrando que a GCM trabalha com pilotos que seguem normas estabelecidas pelo DECEA – Departamento de Controle do Espaço Aéreo – respeitando os limites de altura e garantindo a privacidade que é inviolável. Esta operação é realizada em residências desabitadas que não têm acesso terrestre e é necessária a constatação de que há risco à saúde de terceiros, para que o poder público possa tomar as devidas providências.
Denúncias sobre possíveis focos do mosquito podem ser feitas pelo telefone da Prefeitura Municipal (17) 3631-9500.