Por que isso é importante: Aluguéis com preços absurdos, taxas de financiamentos impagáveis e inúmeros herdeiros querendo vender aquele bem de inventário por preço de banana. Vale o risco? Depende!
É comum encontrar imóveis bem localizados, com valores muito abaixo do mercado, mas que trazem consigo desafios jurídicos e burocráticos. A questão central não é se vale a pena ou não, mas sim se o comprador está ciente das pendências envolvidas e conta com o suporte profissional adequado para resolvê-las.
Imagine você, que se depara com um imóvel no centro da cidade, cujo o valor de mercado aponta como R$ 350.000,00 (trezentos e cinquenta mil reais), mas é entregue por míseros R$ 180.000,00 (cento e oitenta mil reais), com a ressalva que você assume todas as pendências imobiliárias. É investimento palpável?
Pois bem, a grande questão é que não é passado a você, a especificação do tamanho do “problema”, uma vez que, em muitos dos casos, não se trata apenas do registro do inventário que está sendo feito, mas a correção da partilha, pagamento de impostos que se tornaram processo, menores/incapazes cujo depósito de valores, deverá ser feito diretamente ao judiciário com a pendência do Ministério Público aprovar, e por aí vai.
Mas então quer dizer que a compra é negócio ruim? Não necessariamente, mas é preciso que você tenha alguns cuidados:
· Contrato de gaveta: Fuja desta armadilha!
Muitos compradores tentam resolver a aquisição por meio do chamado “contrato de gaveta”, que não garante segurança jurídica. A melhor alternativa é buscar uma escritura pública com cláusulas específicas que protejam todas as partes envolvidas e assegurem a transferência do bem no futuro.
· Certifique-se da real situação do imóvel
Garantir a transparência do que está sendo adquirido pode lhe evitar inúmeras dores de cabeça. É colocar no papel, quais são as pendências existentes e quais os caminhos que serão tomados para eliminar quaisquer ônus!
O detalhe é que: A regularização imobiliária é possível, mas exige planejamento. O negócio só se torna ruim se o comprador não tiver tempo ou recursos para solucionar as pendências. Por isso, contar com um profissional especializado na área é indispensável.
No fim das contas, um imóvel irregular pode representar uma grande oportunidade de compra por um preço acessível. O segredo está na transparência, no planejamento e na assessoria adequada para transformar um investimento arriscado em um patrimônio seguro.
Realize o registro em seu nome e proteja seu patrimônio!
Gabriela Rufatto
Advogada Pós Graduada