Comandante do Corpo de Bombeiros de Santa Fé, Eberson Nozaki, fala dos riscos de incêndios em residências e áreas comerciais

Somente neste início de ano, de janeiro ao dia 11 de março, já foram atendidas 8 ocorrências de incêndios pelo Corpo de Bombeiros em Santa Fé do Sul. Foram 5 em residências e 3 em edificações comerciais. Considerando esse alto número de incidentes, a reportagem do Jornal Regional entrevistou o comandante do Corpo de Bombeiros de Santa Fé do Sul, 1º sargento Eberson Correa Nozaki, que falou das medidas de prevenção que devem ser tomadas pela população. Veja a entrevista completa:
1- Quantos incêndios em residências e áreas comerciais foram atendidos pelos bombeiros nos últimos três meses na comarca de Santa Fé?
R: Do início do ano até o dia 11/03/2025 foram atendidas 5 ocorrências de incêndios residenciais e 3 de incêndios em edificações comerciais na área de atuação da Estação de Bombeiros de Santa Fé do Sul.

2- Dá-se para ter uma noção das causas que vem ocasionando esses incêndios? Quais são?
R: São várias os motivos que levam ao início de um incêndio, na maioria dos casos, acidentais, porém em alguns ocorridos, somente os trabalhos da polícia técnico-científica poderão apontar as causas.

3- Quais são as medidas de prevenção que o Corpo de Bombeiros recomenda para evitar incêndios em estabelecimentos comerciais e residências?
R: É válido frisar as recomendações quanto a atenção na observância e cumprimento das normas, o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo por meio do DECRETO ESTADUAL 69.118/24, instituiu o regulamento de Segurança Contra Incêndio das edificações e áreas de risco no Estado de São Paulo e por meio de suas instruções técnicas elenca todas as medidas necessárias, no entanto temos observado que Instalações elétricas em desconformidade, utilização incorreta de equipamentos eletroeletrônicos, utilização incorreta de GLP (Gás de cozinha), desatenção durante o processo de cocção de alimentos, utilização indevida de líquidos inflamáveis, imprudência na utilização de velas, tem sido observada como as principais causas de incêndios em residências.

4- Como é o processo de resposta a um incêndio? Quais são os passos que a equipe segue ao chegar ao local?
R: Após acionamento pelo solicitante, via TELEFONE 193 e cadastro da ocorrência, imediatamente é gerado um chamado para o Estação de Bombeiros que atende àquela localidade, devido a esse motivo é importante que as informações prestadas sejam as mais fidedignas possíveis, incluindo o ocorrido, o nome correto da rua, bairro e município, além dos pontos de referência, pois na posse dessas informações, a equipe responsável pelo atendimento realizará o deslocamento em segurança até o endereço informado, já as técnicas de combate ao incêndio dependerão das situações encontradas no local dos fatos.

5- Como a tecnologia tem ajudado no combate a incêndios e na prevenção? Existem novas ferramentas ou técnicas que vocês utilizam?
R: Sim, a modernização dos equipamentos, aprimoramento da técnica, treinamentos diários, bem como intercâmbio de bombeiros com outras instituições dentro e fora do território nacional têm sido uma das práticas do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo na busca do aprimoramento contínuo.

6- Que mensagem você gostaria de deixar para a comunidade sobre a importância da prevenção de incêndios?
R: Devemos nos atentar para a importância no cuidado com toda fonte de calor, desde equipamentos elétricos à equipamentos com chamas abertas, evitar acúmulo de materiais inflamáveis, ter um plano de evacuação, além da observância de todas as normas vigentes.
A Estação de Bombeiros de Santa Fé do Sul atende diuturnamente a todos os municípios da comarca, seja em ocorrências de incêndio, salvamento ou resgate e estamos em prontidão 24 horas por dia, todos os dias do ano. Em caso de emergência, ligue 193.