O empresário Ramom Amaral, diretor da Brazilian Fish, falou das comemorações dos 15 anos do Frigorífico que começou suas atividades em Santa Fé em 5 de agosto de 2007. Na entrevista, Ramom se manifesta de forma autêntica com muita gratidão e reconhecimento por todos que contribuíram para o sucesso da empresa do Grupo Ambar Amaral. O empresário relata os fatos marcantes da instalação da empresa e considera um ato de empreendedorismo abraçados por seu pai Antônio Carlos Lopes do Amaral, sua mãe Sonia Ambar do Amaral e os irmãos Guilherme e Felipe.
Brazilian Fish – 15 anos – por Ramon Amaral.
Ramom Amaral se formou em 2006 em medicina veterinária, pela PUC de Poços de Caldas, e no último ano da faculdade, havia a disciplina de aquicultura e teve a oportunidade de conhecer um projeto de produção de tilápia em tanque rede, projeto pequeno, que o despertou para a produção pescados.
Ramom conta que no Natal de 2006 comentou com seus pais e familiares sobre o projeto lá de Poços e durante uma reunião na Secretaria de Turismo em 2007 com alguns empresários de Araçatuba, onde iria tratar da construção de um hotel fazenda, onde é hoje o condomínio Portal do Sul (Águas Claras), no final daquela reunião entrou em pauta por um morador de Santa Fé do Sul o fomento da piscicultura, onde ele perguntou se não havia empresários para investir na produção de peixes em tanque rede.
Ramom conta que no mesmo dia 7 de janeiro de 2007 foi conhecer o Projeto Social de Piscicultura iniciado pela Prefeitura, as margens do Rio Paraná, no Bairro Águas Claras, próximo ao Haras existente naquela região, e após ver de perto o Projeto, foi na região do Distrito Industrial, onde hoje está instalada o Frigorifico Brazilian Fish, e antes funcionava uma “charquearia”, e já existia a pretensão da Prefeitura em transformar aquele local em uma “peixaria”.
Ramom lembra que após visitar com seu Pai mais de 10 pisciculturas, 03 frigoríficos, após 45 dias, providenciaram a instalação de mais alguns tanques de criação de peixes, na área da Prefeitura (Águas Claras), e então iniciou-se a produção própria de tilápia e no dia 5 de agosto de 2017 foram abatidos os primeiros peixes da Brazilian Fish.
“Começamos em uma conversa despretensiosa com alguns produtores, eu recém-formado, de apenas 22 anos, e aliado a forma empreendedora do meu pai, de enxergar o futuro, de avaliar todas as possibilidades daquele novo empreendimento, e hoje sei que a piscicultura no Brasil ainda tem muito a crescer”, comentou o empresário Ramom Amaral.
Evolução Tecnológica
Havia um Projeto em Santa Fé do Sul, iniciada pelo Sindicato Rural, que criava as tilápias em tanques confeccionados com material semelhante a grelhas (descarte de um metal da casa da moeda) e que há anos foi substituído por material específico, chamado de tanques redes.
Ao longo dos anos, o setor produtivo do pescado evoluiu bastante, graças ao produtor que é o grande inventor e pesquisador diário e hoje temos tecnologias avançadas desde a produção de alevinos de qualidade, inovação de insumos para uma saúde animal de excelência, metodologias de engorda com avanço da qualidade das rações, equipamentos para abate, embalagens e transporte de peixes, e sabemos que ainda temos muito que avançar para fazer do consumo da proteína do pescado uma das mais consumidas no país.
Hoje o Grupo Ambar Amaral possui várias frentes de trabalho, desde serralheiros, tratadores, motoristas, filetadores, e nossos pesquisadores que buscam produzir e oferecer o melhor filé de tilápia do país. Somos uma equipe bastante unida que faz parte do nosso crescimento ao longo desses 15 anos.
Início – aprendizado
Há 15 anos, eu também era um menino, mas foi colocando a mão na massa, orientado pelo meu Pai, mas tudo ainda era novidade, foi gratificante aprender com pessoas que já tinham uma certa experiência, caso do senhor Ademir Pedrini, e de outros pioneiros, que unimos força para surgir esta cultura da produção de peixes na nossa cidade e região. Aprendi muito com estes pioneiros, e os estudos que obtive na faculdade também contribuíram bastante, e essa união foi fundamental para a Brazilian Fish. Como ser humano, eu aprendi e cresci muito. Graças ao empreendedorismo dos meus pais e aos produtores daquela época.
DNA Brazilian Fish
O DNA do Grupo Brazilian Fish é a verticalização em produzir do alevino, a engorda, nossa metodologia de criação, com uma ração de qualidade, um cuidado responsável com a saúde dos peixes durante o processo de criação até o abate e a colocação no mercado consumidor, e isto nos dá a certeza de que nossos produtos que estão disponíveis nos pontos de vendas ao consumidor é um alimento confiável de extrema qualidade e por isso creio que hoje nós conseguimos alcanças todas as etapas de uma indústria de alimento que está no Brasil e também no exterior.
Expansão
Sempre estamos pensando em ampliar nossa empresa, mas a matriz sempre será Santa Fé do Sul. Uma questão importante que pesa na decisão de expandir é a questão tributária no Brasil, e se houver uma mudança radical neste segmento que possa inviabilizar nossa permanência no mercado em São Paulo, teremos que avaliar esta questão, mas nosso pensamento é continuar aqui, gerando emprego e renda. Nossa ligação familiar com a cidade de Santa Fé do Sul, todos conhecem. É uma história que começou com meus avós que chegaram aqui há cerca de 70 anos, e meu sentimento de bairrista, e afetividade com a cidade prevaleceu e sempre prevalecerá.
Está em andamento o projeto de ampliação de criação de alevinos na cidade de Rubinéia, que irá multiplicar por cinco a produção atual que é de um milhão/mês para cinco milhões/mês. Está sendo executado também o Projeto de Biofertilizante que utilizará os resíduos de pescados, devendo ficar pronto em 2023 e a construção da nova planta em Santa Fé do Sul em fase final de aquisição de novas áreas. Recentemente o Grupo se associou a um frigorifico em Santa Albertina, que produzirá mais 10 toneladas de tilápia, portanto passará a processar 45 toneladas de tilápias por dia. A nova planta, ainda sendo projetada para produzir 120 toneladas/dia.
Colaboradores
Um dos principais valores do Grupo Ambar Amaral são os nossos colaboradores. Não teríamos conseguido chegar a lugar nenhum sem cada um deles e muitos estão conosco desde o início, e temos por princípio conhecer um a um, eles são o principal patrimônio da marca Brazilian Fish. Atualmente são cerca de 600 famílias diretamente beneficiadas pelos empregos que geramos na cidade.
Dona Sonia, a mamãe
O Papel da minha mãe nas nossas vidas, seja em casa ou nas empresas, sempre estar em alerta, e quando necessário dar aquele puxão de orelha, ela é o apoio é o alicerce, pois sempre temos o colo dela para chorar, perguntar e se orientar e na empresa ela tem um protagonismo na nossa cereja do bolo, que são os produtos pré preparados para consumo que abrilhantam nossa marca como a pururuca e bolinho de tilápia, o quibe de peixe, a tilápia com provolone, etc., e todos os dias ela está a postos na nossa cozinha elaborando os pratos especiais da Brazilian Fish. Ela sempre nos encaminhou e encaminha para Jesus, pedindo sempre a proteção e demonstrarmos a gratidão a ele que nos guarda todos os dias.
Considerações finais
Agradeço a Deus, a minha família, aos nossos colaboradores, ao município de Santa Fé do Sul que nos acolheu nestes 15 anos, incluindo todos os administradores públicos, que acreditaram na família Brazilian Fish. Este sonho que era de um menino, abraçado pelos pais, meus irmãos Felipe e Guilherme, podem ter certeza que Santa Fé do Sul sempre se orgulhará do nosso trabalho. Estamos fazendo 15 anos, está sendo um mês de muita comemoração com sorteio de prêmios para nossos funcionários e também para nossos consumidores. Dia 27 de agosto haverá passeio de balão, e as inscrições vão até o dia 24 deste mês. O voo sairá da Praça Salles Filho. Que Deus abençoe a todos!
(Ilson Colombo/Informamais)