Para responder esta pergunta – Quais são as três atitudes que as mães mais esperam de seus filhos? – o Jornal Regional ouviu quatro psicólogas: Leivina dos Santos Jaberi, Andressa de Carvalho, Michelle Thomazinho e Aline dos Santos Silva. No domingo, 14, é comemorado o Dia das Mães, e nada melhor do que esta data para que profissionais da psicologia possam dar “aquele recado” aos filhos que, por um motivo ou outro, estão se esquecendo de que a mãe também é uma mulher comum e que necessita de carinho e reconhecimento.
Leivina dos Santos Jaberi – psicóloga
Não é possível definir como padrão as atitudes específicas que todas as mães esperam de seus filhos, pois as expectativas podem variar de acordo com a cultura, valores e personalidade de cada mamãe. No entanto, na minha visão de psicóloga humanista e terapeuta sistêmica reconheço a importância da construção de relacionamentos saudáveis e do equilíbrio entre dar e receber nos relacionamentos familiares, aja vista que este dar e receber só temos em relação da mãe para os filhos e não ao contrário.
Portanto, o que as mães esperam é que seus filhos demonstrem respeito, levem em consideração as opiniões e sentimentos da mãe, pois as mesmas se alegram quando veem que o que fizeram pelos filhos foi o suficiente e foi o que poderão fazer e isso é honrado. Ver seu filho assumindo responsabilidade por suas ações e decisões também é algo que a mãe espera, tal como cumprir suas obrigações em casa, na escola e na comunidade. Uma outra coisa que um coração de mãe almeja é uma comunicação aberta e honesta dos filhos. Ser capaz de se comunicar abertamente e honestamente com a mãe ajuda em uma relação equilibrada, expressando seus sentimentos e pensamentos de forma amorosa e com respeito de ambas as partes.
A empatia com certeza seria algo que a mãe espera de um filho, se nós como filhos fossemos capazes de entender e se colocar no lugar da mãe, certamente as nossas atitudes de filhos seria outra, demonstrando compaixão e solidariedade em relação às suas preocupações e necessidades .
Mas uma coisa que não posso deixar de dizer é que a mãe é uma mulher comum, assim como todas as mulheres são comuns, todas as mães tem o desejo de amar e cuidar de seus filhos em alguma instancia, elas também são seres humanos com limitações e dificuldades próprias, que podem interferir em sua capacidade de maternar. Por isso, é importante reconhecer e respeitar as mães como pessoas complexas e multifacetadas, e não colocar sobre elas expectativas excessivas ou irrealistas. Pois honrar a mãe em especifico aqui é ser grata pelo dom maior, o dom da vida. A mãe da e o filho recebe e quando for o tempo ele também passara a diante o que lhe foi dado.
Andressa de Carvalho – psicóloga
Ser mãe é saber amar, é saber transformar a dor dos filhos em serenidade durante todo seu percurso. Mãe implica em diversas mudanças na vida, apoio, afeto, suporte, proteger, além das broncas e claro a mudança da sua rotina diária. Durante todo esse percurso preocupações não faltam e o maior vilã é a correria do dia a dia.
Atualmente na prática da psicoterapia o que elas mais relatam é a falta de atenção e ausência física. Logo abaixo classifico fatores necessário de atitudes e comportamentos que os filhos possa idealizar nas suas rotinas diárias com elas, tais como;
➡️Arrume tempo para conversar;
➡️Ouçam suas historias e lembranças;
➡️Mostre afeição física;
➡️ Um telefonema;
➡️Palavras amorosas;
➡️Tire fotos;
➡️Ria com ela e principalmente se faça sempre presente.
Atitudes que elas esperam, e que seus filhos os respeitem e não os esqueça. Algumas mães gostam e precisam ser abraçadas várias vezes ao dia, parece ser simples demais, não é.
Hoje quero destacar um imenso carinho e gratidão as mamães de todo mundo, por tudo que elas representam na vida de seus filhos, em especial as mamães que se privam da vida comum, para dedicar-se aos filhos mais que especiais.
Quero dedicar uma simples singela homenagem especial à minha MAE Dulce, uma grande mulher, uma guerreira, sempre deixando de lado suas vontades e desejos para se dedicar ao lar cuidando com muito carinho e amor.
FELIZ DIA DAS MÃES!!
Michelle Thomazinho – psicóloga
Primeiramente, quando falo sobre maternidade gosto de lembrar que mães são seres humanos e possuem peculiaridades, gostos, expectativas e isso varia de acordo com as culturas, valores e situações individuais.
Por isso não posso generalizar o que todas as mães esperam de seus filhos, no entanto, aqui estão três atitudes que as mães do meu convívio esperam de seus filhos:
1- Respeito: As mães esperam que seus filhos mostrem respeito por elas e pelos outros. Sendo educados, tratando as pessoas com gentileza e consideração.
2- Responsabilidade: As mães também esperam que seus filhos sejam responsáveis por suas próprias ações e decisões. Que assumam a responsabilidade por seus erros, sejam fies aos seus compromissos, e façam o melhor para alcançar seus objetivos.
3ºAmor: Percebo que as mães esparam que seus filhos demonstrem amor e carinho por elas, pela família e pelo próximo. Isso inclui expressar afeto e gratidão, ajudar uns aos outros, e cultivar relacionamentos saudáveis.
Aline dos Santos Silva – Psicóloga
Se tornar mãe.
Ao descobrir que se tornará mãe é comum sentir, alegria, medo, preocupação e amor, mas também percebe que a maternidade não era um mundo cor de rosa e que muitas vezes parecia um mundo solitário.
Acredita que seria uma super mãe, mas a rotina por muitas vezes dá a impressão que consome as forças, perde a paciência e quase a esperança, dando espaço a um enorme sentimento de culpa, porque magoa os filhos e acaba se magoando ainda mais, tentando dar conta de tudo e parecendo que não consegue dar conta de nada.
Apesar de toda essa sensação de fracasso que muitas vezes as mães sentem por achar que estão sempre em falta, que poderiam fazer mais pelo seus filhos, o que elas mais desejam é que tenham atitudes positivas, que os ensinem a lidar com a adversidades da vida, que saibam tomar atitudes assertivas que auxiliem em seu futuro, tenham atitudes de valores, de princípios, que os realize como pessoas e principalmente que os torne felizes!!
Pois quando olhar para os filhos, terá a certeza de que decidir ser mãe foi a melhor escolha que já teve em sua vida, aceitar que é a melhor mãe que poderia ser, dentro das suas limitações e que foi a melhor escolha dos seus filhos para vir a esse mundo, porque eles precisavam exatamente dessa mãe que você pode ser pra eles.