Campanha Agosto Lilás convida a população ao combate à violência contra a mulher

A Lei Maria da Penha – um marco na proteção e combate à violência contra a mulher – completou 17 anos no último dia 7. Em alusão a lei, foi criada em 2006 a Campanha Agosto Lilás, que tem como objetivo alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher, incentivando as denúncias de agressão, sejam elas físicas, psicológicas, sexuais, morais ou patrimoniais.
Durante todo o mês, a Secretaria Municipal de Assistência Social realizará ações de sensibilização sobre o tema Diga Não à Violência Contra a Mulher. “Acabar com a violência contra a mulher é urgente. Todos os dias nos deparamos com notícias de mulheres assassinadas, violentadas, desrespeitadas. A Campanha Agosto Lilás é importante para propagar o tema, para instruir e alertar a população para que estejam atentos aos casos de violência e, principalmente, para que denunciem esses casos”, afirmou a secretária de Assistência Social, Silvia Almeida.
A denúncia de violência contra a mulher pode ser feita em delegacias e órgãos especializados, onde a vítima procura amparo e proteção. O Ligue 180, central de atendimento à mulher, funciona 24 horas por dia, é gratuito e confidencial. O canal recebe as denúncias e esclarece dúvidas sobre os diferentes tipos de violência aos quais às mulheres estão sujeitas.
“É importante frisar que mesmo se a vítima não registrar ocorrência, os vizinhos, amigos, parentes ou desconhecidos podem utilizar o Ligue 180 e denunciar uma agressão que tenham presenciado”, concluiu a secretária.