Após um ano em funcionamento na Estância Turística de Santa Fé do Sul, o primeiro posto Avançado de Telemedicina do Hospital de Base de São José do Rio Preto tem mostrado números positivos em relação ao impacto na saúde não só no município, como também na comarca. Desde julho de 2022, o Posto Avançado realiza atendimentos de pacientes por videochamadas, a consulta à distância evita que os munícipes precisem sair de madrugada para viajarem até São José do Rio Preto, quase 400 quilômetros entre ida e volta.
Inaugurado no dia 29 de junho de 2022, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com o Hospital de Base de São José do Rio Preto e a Fundação Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto (Funfarme), o posto avançado tem se tornado referência no atendimento à distância, realizando neste período de um ano, o total de 789 agendamentos.
De acordo com o relatório de produção do Posto Avançado de Telemedicina Santa Fé do Sul, encaminhado pelo Hospital de Base de São José do Rio Preto, durante os meses de julho de 2022 até junho de 2023, foram realizados 789 agendamentos no posto, destes, 671 munícipes compareceram para o teleatendimento e 118 faltaram da consulta. Durante esse período o posto avançado atendeu, além de Santa Fé do Sul, os municípios de Aparecida d’Oeste, Nova Canaã Paulista, Santa Rita d’Oeste, Palmeira d’Oeste e Santa Clara d’Oeste.
Ainda de acordo com o relatório, durante este primeiro ano de atendimento, as especialidades mais procuradas para os agendamentos de retorno foram: cardiologia, com 185 agendamentos, seguido por urologia, com 157 agendamentos, as demais especialidades agendadas ao longo deste ano são: reumatologia (26), Proctologia (17), pneumatologia/tisiologia (47), otorrinolaringologia (48), neurocirurgia (5), neuro pediatra (26), hematologia (37), gastroenterologia (33), endocrinologia (32), cirurgia vascular (51) e cirurgia torácica (7).
“Há um ano iniciávamos um projeto pioneiro do Hospital de Base em nosso município e hoje ficamos felizes por esse serviço de humanização, já que os pacientes não precisam mais deixar suas casas ainda de madrugada, viajar por horas, para chegar e pegar apenas o resultado de um exame e depois aguardar para retornar, isso é garantir qualidade de vida aos nossos munícipes, além de agilizar todo o processo de retorno”, destacou o prefeito Evandro Mura.