Fundo Social de Santa Fé lança projetos Solidariedade em Fios e Almofadas do Coração para pacientes oncológicos

Na quarta-feira, 18 de outubro, aconteceu o Lançamento de dois projetos do Fundo Social de Solidariedade da Estância Turística de Santa Fé do Sul, um marco para a cidade, no que diz respeito à solidariedade e empatia com pacientes oncológicos.
O Fundo Social lançou o “Solidariedade em Fios” e o “Almofadas do Coração”, ambos para mulheres que estão em tratamentos de câncer.
Em apoio à Campanha Outubro Rosa, as damas Elaine Mura e Fernanda Benitez, juntamente com toda a equipe do Fundo Social, abraçaram a causa e acolheram os projetos que nada mais são que a confecção de próteses capilares (perucas) e de almofadas em formato de coração, que servem como apoio às mulheres que fazem tratamento de câncer de mama e passam por cirurgias ou radioterapia.
Todas as peças, tanto as perucas, quanto as almofadas, são confeccionadas no próprio Fundo Social e, apesar dos projetos terem sido lançados durante o Outubro Rosa, a confecção e doação será contínua para todas as pacientes oncológicas de Santa Fé do Sul.
Os dois projetos têm como principal objetivo proporcionar melhor qualidade de vida física e emocional, acolher e amenizar a dor das mulheres em tratamento oncológico, além de resgatar a autoestima e transformar a vida dessas pessoas que já estão passando por um momento difícil e ficam extremamente sensíveis.
“A cada realização pelo Fundo Social de Solidariedade, Deus nos envia um novo desafio, uma nova missão, e nós contamos com uma equipe maravilhosa, que abraça todas as nossas ideias, tudo que propomos a fazer. Trabalhamos em prol do bem comum, de ajudar o próximo, e tem sido muito emocionante, muito marcante desenvolver esses dois projetos que ajudarão as mulheres em tratamentos de câncer, pacientes que precisam e merecem esse acolhimento, esse olhar de empatia e de solidariedade”, destacou a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Elaine Mura.
Na oportunidade, Sandra Regina Pires Pessoa e Edna Maria Rodrigues, representando todas as pacientes, receberam, as próteses capilares e a Almofada do coração. Nem todas puderam comparecer no evento, mas todas serão contactadas para ganharem as perucas e/ou almofadas.
“Agradecemos primeiramente a Deus, às damas Elaine e Fernanda, e a todos que estão envolvidos nesse projeto tão lindo. E agora a palavra da vez é “prevenir”, por nós e pela nossa família que nos ama e que adoece junto conosco. Um diagnóstico precoce é fundamental para um bom tratamento e com melhores resultados. E esse trabalho do Fundo Social ganhou destaque, só temos a agradecer”, relatou a paciente Sandra Regina.
É importante destacar que existem diversas campanhas de doação de cabelo para a confecção de próteses capilares para pacientes com câncer, porém, Santa Fé do Sul é a única cidade da região com esse trabalho próprio. Até mesmo o Hospital do Amor, de Barretos, Jales e de São José do Rio Preto, encaminha as doações de cabelos para São Paulo para a confecção das peças, mas a partir de agora Santa Fé será referência no desenvolvimento desses projetos.
Durante o lançamento dos projetos, a segunda-dama Fernanda Benitez, emocionada, reforçou a importância das ações sociais em prol da população, contou como surgiram os projetos, o passo a passo para a realização de cada um e apresentou a equipe do Fundo Social, parabenizando-os pelo trabalho desempenhado por todos, além disso, agradeceu o cabeleireiro Cleber Sanches, que contribuiu diretamente com o projeto Solidariedade em Fios, ensinando todo o processo de confecção das perucas e auxiliando no que era preciso.