O SAAE Ambiental de Santa Fé do Sul lançou oficialmente a campanha Água Solidária 2025, uma iniciativa que reforça o compromisso social da autarquia e convida os munícipes a se engajarem em uma causa nobre: contribuir, por meio da conta de água, com entidades assistenciais que prestam relevantes serviços à população.
Durante o lançamento da campanha, o superintendente José André Nascimento explicou os objetivos da iniciativa, que permite ao contribuinte destinar diretamente um valor de sua conta de água às instituições participantes.
A Campanha Água Solidária consiste na doação feita pelo contribuinte através da conta de água do Saae Ambiental, onde o munícipe pode doar qualquer valor, sendo o mínimo R$ 2. Cada entidade possui uma conta individual e o doador pode escolher para qual entidade quer doar e o valor, podendo inclusive doar para todas. E, neste ano, o Saae ampliou as doações para os lares de idosos “Orvalho de Luz” e “São Vicente de Paulo”.
São beneficiadas as seguintes entidades: Santa Casa de Misericórdia, Lar Orvalho de Luz, Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo, Gavas – ONG de Proteção Animal, Amassol – Associação dos Amigos e Pais dos Autistas, e Apae – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. A escolha de qual ou quais entidades apoiar, assim como o valor da contribuição, fica a critério do cidadão.
O evento contou com a presença do prefeito Evandro Mura e do vice-prefeito Capitão Benítez, que destacaram a importância do papel social desempenhado pelo SAAE Ambiental e pelos contribuintes solidários.
“As entidades assistenciais da nossa cidade realizam um trabalho extraordinário, muitas vezes silencioso, mas essencial para garantir dignidade e qualidade de vida a quem mais precisa. Com essa campanha, damos um passo importante na valorização e no fortalecimento dessas instituições,” afirmou o prefeito Evandro Mura.
O vice-prefeito Capitão Benítez também enalteceu a ação: “O Água Solidária não é apenas uma campanha de arrecadação, é um reconhecimento público à dedicação e seriedade com que essas entidades atuam. Nosso papel, como poder público, é apoiar e incentivar iniciativas como essa, que nascem da união entre gestão e comunidade.”
A vereadora licenciada Paula Topan, autora da Lei que ampliou o número de entidades contempladas, também esteve presente, assim como o ex-vereador e atual secretário de Planejamento, Leandro Magoga.
Representando as entidades beneficiadas estiveram presentes:
• Sônia Guli, da Santa Casa de Santa Fé do Sul;
• Teresinha do Gavas, do Grupo de Apoio à Vida Animal de Santa Fé do Sul;
• Felipe Buosi, do Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo;
• Leidneia Gonçalves da Rocha Berlute, do Lar do Idoso Orvalho de Luz;
• Sany Carvalho, da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais;
• Glauci Montemor e Ricardo Garcia, da Amassol – Associação de Pais e Amigos Solidários aos Portadores do Transtorno do Espectro Autista.
A campanha também recebeu apoio institucional da Associação Comercial, representada pelo presidente em exercício Mauri Mattos, e do Sindicato dos Servidores Públicos de Jales, Santa Fé e Região, por meio do presidente José Luís Francisco, que reiterou o histórico de engajamento solidário dos servidores filiados.
Para facilitar o engajamento da população, um panfleto explicativo será distribuído aos contribuintes com o passo a passo de como realizar a doação diretamente na conta de água.
“Quando cada um doa um pouco, juntos construímos muito. A solidariedade que sai da torneira chega como esperança onde mais se precisa.”